quarta-feira, 7 de maio de 2014

HQ sobre a história da cerveja - matéria do Jornal de Santa Catarina

Reportagem realizada pelo Jornal de Santa Catarina sobre a revista em quadrinhos: A história da cerveja no mundo e em Blumenau.

TRAÇOS FERMENTADOS - por Camila Iara
Jornal de Santa Catarina -  07/05/2014




Baixe a revista pelo Blog: origensdacerveja.blogspot.com.br

Matéria digital Click RBS:

Quem entra no escritório do ilustrador Alex Guenther, no bairro da Velha, percebe logo de cara: o blumenauense é apaixonado por histórias em quadrinhos. Na parede, um grande pôster do filme Homem-Aranha revela o gosto pelo universo dos super-heróis. Bonecos do Super-Homem, Darth Vader e Lanterna Verde enfeitam as prateleiras e fazem companhia enquanto o quadrinista se dedica ao trabalho. Formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduado em Design Gráfico, Guenther soube aos seis anos que queria ser artista. Aprendeu a desenhar sozinho e começou a se dedicar profissionalmente a esta arte em 2003. E é com ares de ineditismo que ele lança sexta-feira, aos 36 anos, a 11ª obra da carreira: a primeira HQ que conta a trajetória da cerveja no mundo e, em especial, em Blumenau.

– Santa Catarina como um todo tem várias histórias interessantes, tanto da colonização, da população indígena, como da própria Oktoberfest. Temos em Blumenau o Museu da Cerveja, isso é muito forte aqui. Então me pareceu um trabalho bacana de fazer – explica o autor.

Nas 23 páginas da história, um simpático barman narra a trajetória e ascensão da bebida através do tempo. A revista foi totalmente financiada pela iniciativa privada e será distribuída gratuitamente em hotéis, museus e pontos turísticos da cidade. O lançamento oficial ocorre às 19h de sexta-feira no bar Barbas do Profeta, no bairro da Velha. Quem preferir pode baixar a HQ no blog origensdacerveja.blogspot.com.br.

Colecionador de histórias em quadrinhos – ele tem cerca de 3 mil volumes em casa –, Guenther comenta que se inspirou em ilustradores como Maurício de Sousa (criador da Turma da Mônica) para compor a nova obra. A HQ foi feita a lápis e finalizada digitalmente com os programas Illustrator e Photoshop.

– Apostei em um traço mais cartunesco, mais divertido. Não é pra ser algo muito sério – destaca o quadrinista.

Mesmo com os riscos divertidos, a HQ é recomendada para maiores de 18 anos por abordar o tema cerveja.