sábado, 17 de setembro de 2016

LANÇAMENTO HISTÓRIA EM QUADRINHOS: INDÍGENAS DO ALTO VALE DO ITAJAI: o povo Laklãnõ/Xokleng e a colonização de Rio do Sul".

Após alguns meses de planejamento e execução, pela Fundação Cultural de Rio do Sul, a história em quadrinhos (HQ) intitulada de Indígenas do Alto Vale do Itajaí: o povo Laklãnõ/Xokleng e a colonização de Rio do Sul", teve  seu lançamento realizado nesta sexta feira, 13/09/2016, durante a Feira do Livro de Rio do Sul. 
A pesquisa teórica para o projeto foi feita pelos historiadores Catia Dagnoni e Rodrigo Wartha. Eles elaboraram o roteiro em parceria com professores e estudantes da Escola Vanhecú Patté, da Terra Indígena, em Ibirama. A direção de arte e os desenhos ficaram a cargo do ilustrador e quadrinista blumenauense Alex Guenther. A conversa teve a participação também dos professores Lilian Blanck de Oliveira, Osias Paté, Josiane Tchubag, além do aluno Eliton Weitchá e do superintendente da Fundação Cultural, Willian Sieverdt. Os indígenas fizeram também uma apresentação musical na língua materna Xokleng. A publicação, viabilizada pelo Edital Elisabete Anderle, teve uma tiragem de 15.000 revistas que será distribuida gratuitamente entre todos os colégios da cidade de Rio do Sul.  Confira mais projetos com história em quadrinhos no site do ilustrador Alex Guenther: www.alexguenther.com


















terça-feira, 13 de setembro de 2016

História em Quadrinhos: Indígenas do Alto Vale do Itajaí

Novo trabalho com história em quadrinhos de Alex Guenther retrata novamente a população indígena do Alto Vale catarinense. A história em quadrinhos intitulada de: Indígenas do Alto Vale do Itajaí: o povo Laklãnõ/Xokleng e a colonização de Rio do Sul,  é uma produção realizada  pela Fundação Cultural de Rio do Sul em parceria com o ilustrador Alex Guenther. A publicação será lançada na Feira do Livro, dia 16 de setembro, às 19h30, no Parque Universitário Norberto Frahm – Unidavi. A programação completa está disponível no www.feiradolivrorsl.com.

A revista em quadrinhos retrata parte da história do contato dos povos indígenas com os imigrantes europeus. A proposta é popularizar as pesquisas, diversificar o processo de reflexão e construir mais referências para o conhecimento sobre a história regional. Esta é a segunda vez que Alex Guenther desenvolve uma HQ sobre a população índigena o Alto Vale catarinense, tendo lançando a graphic novel autoral " Os Xokleng" em 2010, apoiado pelo Edital Elisabe Anderle.

A pesquisa teórica para o projeto foi feita pelos historiadores Catia Dagnoni e Rodrigo Wartha. Eles elaboraram o roteiro em parceria com professores e estudantes da Escola Vanhecú Patté, da Terra Indígena, em Ibirama, que assinam a autoria da revista junto com os historiadores. A direção de arte e os desenhos ficaram a cargo do ilustrador e quadrinista Alex Guenther. Os autores e profissionais envolvidos participarão do lançamento, com um bate-papo sobre história e a produção da publicação.

O projeto da revista em quadrinhos iniciou em 2014, com a primeira edição. Esta foi intitulada Rio do Sul: Nas Palavras do Colonizador e teve a direção de arte assinada pela Rolimã Estúdio.
O projeto da nova edição foi elaborado pela equipe da Fundação Cultural de Rio do Sul e aprovado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/2014, com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura e Funcultural.

Para ver outras produções com histórias em quadrinhos acesse o ícone deste site em www.alexguenther.com