terça-feira, 13 de setembro de 2016

História em Quadrinhos: Indígenas do Alto Vale do Itajaí

Novo trabalho com história em quadrinhos de Alex Guenther retrata novamente a população indígena do Alto Vale catarinense. A história em quadrinhos intitulada de: Indígenas do Alto Vale do Itajaí: o povo Laklãnõ/Xokleng e a colonização de Rio do Sul,  é uma produção realizada  pela Fundação Cultural de Rio do Sul em parceria com o ilustrador Alex Guenther. A publicação será lançada na Feira do Livro, dia 16 de setembro, às 19h30, no Parque Universitário Norberto Frahm – Unidavi. A programação completa está disponível no www.feiradolivrorsl.com.

A revista em quadrinhos retrata parte da história do contato dos povos indígenas com os imigrantes europeus. A proposta é popularizar as pesquisas, diversificar o processo de reflexão e construir mais referências para o conhecimento sobre a história regional. Esta é a segunda vez que Alex Guenther desenvolve uma HQ sobre a população índigena o Alto Vale catarinense, tendo lançando a graphic novel autoral " Os Xokleng" em 2010, apoiado pelo Edital Elisabe Anderle.

A pesquisa teórica para o projeto foi feita pelos historiadores Catia Dagnoni e Rodrigo Wartha. Eles elaboraram o roteiro em parceria com professores e estudantes da Escola Vanhecú Patté, da Terra Indígena, em Ibirama, que assinam a autoria da revista junto com os historiadores. A direção de arte e os desenhos ficaram a cargo do ilustrador e quadrinista Alex Guenther. Os autores e profissionais envolvidos participarão do lançamento, com um bate-papo sobre história e a produção da publicação.

O projeto da revista em quadrinhos iniciou em 2014, com a primeira edição. Esta foi intitulada Rio do Sul: Nas Palavras do Colonizador e teve a direção de arte assinada pela Rolimã Estúdio.
O projeto da nova edição foi elaborado pela equipe da Fundação Cultural de Rio do Sul e aprovado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/2014, com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura e Funcultural.

Para ver outras produções com histórias em quadrinhos acesse o ícone deste site em www.alexguenther.com











Nenhum comentário:

Postar um comentário